O presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a questão entre Elon Musk, dono do X e o Supremo Tribunal Federal. Em pronunciamento à nação nesta sexta-feira (5), Lula citou que a soberania do país não está à venda e que é intolerante com qualquer “pessoa que desafie a legislação brasileira”.
A fala faz referência à queda de braço entre o bilionário e o STF, já que ele e a rede social não querem indicar um representante legal no Brasil. Lula falou da soberania como referência à independência do Brasil, celebrada neste sábado (7).
“Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à soberania. Seremos sempre intolerantes com qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira. Nossa soberania não está à venda. Nenhum país no mundo é de fato independente quando seu povo perde a esperança”, disse.
Lula também falou da democracia, que deve ser celebrada como parte da independência de um país. “A democracia é lutar pela conquista de direitos. Democracia não é pacto de silêncio, é o debate entre opiniões divergentes que compõem a sociedade, é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos, respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas. Não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo”, pontuou.
“Deixamos claro que o Brasil é onde a paz e liberdade imperam, mas não é território sem lei ou ordem”, completou.