Lula fala do fim da emergência da Covid-19 mas comenta que pandemia não acabou

Presidente citou as mais de 700 mil mortes pelo vírus e pediu para a população tomar as doses de reforço contra a doença

Da redação

Lula fala do fim da emergência da Covid-19 mas comenta que pandemia não acabou
Lula fala do fim da emergência da Covid-19 mas relembra que pandemia não acabou
Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre o fim da emergência sanitária de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5). Lula relembrou que a pandemia não acabou e pediu para a população continuar tomando doses de reforço contra a doença. 

Lula também citou em publicação no Twitter que as mais de 700 mil mortes pelo vírus no Brasil. “Infelizmente, o Brasil passou da marca de 700 mil mortos pelo vírus. E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista”, afirmou. 

Na publicação, Lula afirmou que a pandemia não acabou e fez um pedido à população. “Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas”, escreveu. 

Na prática, a Covid-19 deixa de ser considerada um risco mundial, ou seja, a entidade declarou o fim da pandemia. Apesar do rebaixamento da categoria da pandemia de Covid-19, informações sobre o relatório do Comitê de Emergência da OMS, divulgado nesta sexta, no site da entidade, ainda usa o termo “pandemia” para se referir à presença da covid-19 em todo o mundo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais