Pelas redes sociais, o Presidente Lula (PT) homenageou o dramaturgo Zé Celso, que morreu aos 86 anos nesta quinta-feira (6). O artista estava internado desde que foi resgatado de um incêndio que atingiu o apartamento dele na terça-feira (4) no bairro Paraíso, em São Paulo.
Lula destacou a história do dramaturgo, afirmando que Zé sempre defendeu a democracia e que o ator deixa um imenso legado.
“Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida”, escreveu.
Lula também escreveu em seu twitter que Zé Celso sempre buscou a inovação e a renovação do teatro. “O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro”, disse.
O dramaturgo deixa um marido, Marcello Drummond, com quem se casou há pouco mais de um mês. Marcello, outros três amigos de Zé Celso e um cão de estimação do casal também estavam no apartamento que pegou fogo.