O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta quarta-feira (25) que está “totalmente de acordo” com a renovação do Mercosul. A declaração do líder brasileiro foi feita ao lado do presidente Lacalle Pou, em uma visita a Montevidéu, no Uruguai.
“Quero dizer que as ideias de discutir a chamada renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo”, informou o presidente Lula. Ele ainda reforçou que o papel de um líder é defender os interesses do país, da população, da economia e é justo querer vender e produzir mais.
O presidente do Uruguai, Lacalle Pau, defende que o país possa negociar acordos comerciais com países de fora do bloco Mercosul.
Durante a coletiva, Lula afirmou que deseja conversar com técnicos e ministérios do governo e com os presidentes dos países latinos para definir as questões do Mercosul, para que a possa ser renovado aquilo que for necessário renovar.
Lula disse que é fundamental que o Mercosul faça um acordo com a União Europeia. “Nós vamos intensificar as discussões e firmar esse acordo para que a gente possa discutir um possível acordo entre China e Mercosul. Acredito que isso é possível”.