O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta a Vladimir Putin cumprimentando o presidente russo pela quinta vitória consecutiva nas eleições do país. A informação foi confirmada pela Band.
Com o gesto, Lula retribui os cumprimentos de Putin após vencer as eleições presidenciais em 2022. Na ocasião, em nota publicada no site do Kremlin, o presidente da Rússia reforçou o desejo de fortalecer os laços entre os dois países e desejou sucesso ao brasileiro.
As eleições presidenciais da Rússia foram realizadas entre os dias 15 e 17 de março. Segundo a Comissão Eleitoral Central do país, com 100% das urnas apuradas, Putin obteve 87,28% dos votos.
Para o Ocidente, a votação não passou de uma farsa. Apenas aliados do governo disputaram as eleições, como Nikolai Kharitonov, Leonid Slutsky e Vladislav Davankov, e não apresentaram qualquer ameaça ao atual presidente do país.
Por conta disso, a reeleição do chefe do Kremlin foi alvo de críticas de países do Ocidente. O governo francês disse que as condições para uma eleição livre e democrática não foram respeitadas. Já os Estados Unidos afirmaram que a eleição não foi justa e nem livre.
Do outro lado, Putin foi cumprimentado pelos governos da China, da Coreia do Norte, do Irã e da Venezuela.
Em discurso após a vitória, Putin disse que possui grandes planos para o desenvolvimento na Rússia e que o país está pronto para negociar a proposta francesa de um cessar-fogo na invasão da Ucrânia, mas que os interesses de Moscou estão na frente.