Lula envia carta cumprimentando Putin por vitória nas eleições da Rússia

Putin foi reeleito com mais de 87% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral da Rússia. A vitória do chefe do Kremlin foi criticada por países do Ocidente

Por Túlio Amâncio

Lula envia carta cumprimentando Putin por vitória nas eleições da Rússia
Lula ao lado de Vladimir Putin em Moscou, em maio de 2010
REUTERS/Ria Novosti/Pool/Alexei Druzhinin/File Photo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta a Vladimir Putin cumprimentando o presidente russo pela quinta vitória consecutiva nas eleições do país. A informação foi confirmada pela Band. 

Com o gesto, Lula retribui os cumprimentos de Putin após vencer as eleições presidenciais em 2022. Na ocasião, em nota publicada no site do Kremlin, o presidente da Rússia reforçou o desejo de fortalecer os laços entre os dois países e desejou sucesso ao brasileiro.  

As eleições presidenciais da Rússia foram realizadas entre os dias 15 e 17 de março. Segundo a Comissão Eleitoral Central do país, com 100% das urnas apuradas, Putin obteve 87,28% dos votos.

Para o Ocidente, a votação não passou de uma farsa. Apenas aliados do governo disputaram as eleições, como Nikolai Kharitonov, Leonid Slutsky e Vladislav Davankov, e não apresentaram qualquer ameaça ao atual presidente do país. 

Por conta disso, a reeleição do chefe do Kremlin foi alvo de críticas de países do Ocidente. O governo francês disse que as condições para uma eleição livre e democrática não foram respeitadas. Já os Estados Unidos afirmaram que a eleição não foi justa e nem livre. 

Do outro lado, Putin foi cumprimentado pelos governos da China, da Coreia do Norte, do Irã e da Venezuela. 

Em discurso após a vitória, Putin disse que possui grandes planos para o desenvolvimento na Rússia e que o país está pronto para negociar a proposta francesa de um cessar-fogo na invasão da Ucrânia, mas que os interesses de Moscou estão na frente. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais