Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o “Conversa com Presidente” desta segunda-feira (19), falou da visita que fará ao papa Francisco nesta semana no Vaticano. Segundo ele, a iniciativa do encontro foi uma iniciativa dele em forma de agradeicmento.
“O papa foi muito solidário a mim em todos os meus processos. Eu telefonei para ele, tomei a iniciativa, e disse que gostaria de ir à Roma fazer uma visita de agradecimento, inclusive, a tudo o que ele fez por mim enquanto eu estava na Polícia Federal”, declarou o presidente.
Lula disse que o papa está muito interessado em acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que deve ser um dos assuntos que serão abordados na reunião entre os líderes. O petista reafirmou que quer conversar sobre paz e campanha mundial contra a desigualdade.
“Vou voltar a conversar com o papa porque eu quero aproveitar o meu mandato de presidente da república para tentar criar uma consciência mundial para nos indignarmos contra a fome, contra a falta de comida que produz mais comida do que nós consumimos. O problema não é da falta de produção, é de distribuição e da falta de dinheiro para comprar o alimento”, reforçou.
Para o petista, não dá para julgar se Francisco é o melhor papa, mas diz que o líder atual da Igreja Católica é o mais comprometido com o povo humilde do mundo.