Lula diz que não dará trégua até descobrir quem financiou atos violentos

Lula também afirmou que os ataques não eram esperados. Principalmente por ser um domingo após a festa da posse

Da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não dará trégua até descobrir quem os responsáveis por financiar o ataque de terroristas à Brasília, neste domingo (8). Lula falou com a imprensa após fazer uma caminhada simbólica pelos Três Poderes com os 27 governadores do país.

“Nunca deveria ter acontecido e destruir o prédio da suprema corte como destruíram significa que nós não vamos dar trégua até descobrir quem foi o responsável quem financiou tudo o que aconteceu nesse pais”, disse após caminhar com os 27 governadores em direção ao STF.

Lula também afirmou que os ataques não eram esperados. Principalmente por ser um domingo após a festa da posse.

“Eu não vou encontrar culpado agora. Ninguém esperava que no domingo acontecesse esse ato de vandalismo, afinal de contas nós tínhamos tido no domingo anterior a maior festa democrática que Brasília já teve conhecimento. Jamais que alguém esperava que em um domingo tão tranquilo fosse acontecer esse ato de vandalismo”, disse.

Sobre os reparos após os atos de vandalismo, Lula afirmou que não sabe quanto tempo vai demorar para que tudo seja consertado e revelou estar chateado por estar morando em um hotel.

“Eu não tenho noção quanto tempo vai demorar. Eu estou chateado é que estou morando no hotel e não tem prazo para voltar ao palácio, porque preciso também consertar o palácio que foi abandonado”, disse.

Por último, o presidente disse que não acredita em um novo ataque contra os Três Poderes e que as pessoas presas não representam a totalidade do eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi derrotado nas urnas.

“Eu acho que a maioria da sociedade e mesmo as maioria das pessoas que votaram no Bolsonaro, acho que essas pessoas não concordam om o que aconteceu aqui. Mais cedo ou mais tarde a gente vai descobrir quem financiou. Eu acho que não voltará a ocorrer num futuro breve, a partir do que aconteceu aqui todos nós temos a obrigação de fortalecer a democracia e isso vai acontecer”, finalizou.

Reunião com governadores

Lula fez um discurso aos governadores e chefes da câmara nesta segunda-feira (9), após os ataques de terroristas bolsonaristas na Praça dos Três Poderes no domingo (8). O presidente da República reuniu os 27 governadores para reafirmar a defesa do Estado Democrático de Direito. 

Ele citou que gostaria de ter feito uma reunião para saber os principais projetos dos governadores, mas os atos antidemocráticos mudaram os planos. 

“Hoje nós estamos reunidos aqui, diferentemente do que imaginava, porque eu tinha proposto era reunir os 27 governadores os três mais importantes projetos de cada estado, para ver se a gente trabalhava junto, arrumava dinheiro ou financiamento para colocar o país para andar. Quis Deus que essa reunião não acontecesse antes dessa”, afirmou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais