O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta terça-feira (5), dia da Amazônia, que vai anunciar novas demarcações de terras indígenas e áreas de proteção ambiental em cerimônia no Palácio do Planalto.
Sem divulgar detalhes, o petista informou que o evento teve participação das ministras Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança Climática. A declaração de Lula foi feita durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, da EBC, empresa estatal de comunicação.
"Hoje é o Dia da Amazônia, dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Vai ter uma atividade no Palácio do Planalto com a ministra Marina, com a ministra Guajajara, nós vamos demarcar algumas terras indígenas, vamos demarcar algumas áreas de proteção ambiental. Vai ser muito bom, vai ter coisa importante para a gente avisar hoje", declarou.
Demarcações
Em 28 de abril, o presidente Lula assinou decreto de homologação de demarcação de seis terras indígenas, o que encerrou um período de cinco anos, ou seja, desde 2918 sem demarcações.
As terras indígenas que demarcadas são:
- TI Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 pessoas e portaria declaratória do ano de 2009;
- TI Kariri-Xocó (AL), com população de 2.300 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006;
- TI Rio dos Índios (RS), com população de 143 pessoas e portaria declaratória de 2004;
- TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas e portaria declaratória do ano de 2015;
- TI Uneiuxi (AM), com população de 249 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006;
- TI Avá-Canoeiro (GO), com população de nove pessoas e portaria declaratória do ano de 1996.
“Nós vamos legalizar as terras indígenas, é um processo um pouco demorado, a nossa querida ministra sabe do processo, tem que passar por muitas mãos, a gente vai ter que trabalhar muito para que a gente possa fazer a demarcação do maior número possível de terras indígenas, não só porque é um direito de vocês, mas porque se a gente quer chegar em 2030 com desmatamento zero na Amazônia a gente vai precisar de vocês como guardiães da floresta”, declarou Lula em discurso na época.