O Presidente Lula decidiu nesta terça-feira (07) a data troca na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). O ministro Paulo Pimenta fica no posto até o dia 08 de janeiro, data de evento para relembrar os atos antidemocráticos em Brasília, e definiu que Sidônio Palmeira ocupará o cargo.
Paulo Pimenta deu declarações para a imprensa confirmando a mudança. Segundo o ministro, a troca traz uma pessoa com um perfil diferente do dele. "O presidente quer ter a frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, a criatividade, a capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período", declarou.
O publicitário baiano Sidônio Palmeira trabalhou na campanha de Lula em 2022. Formado em engenharia, Sidônio tem o perfil mais discreto e pragmático. Sua experiência política começou como líder estudantil na Universidade Federal da Bahia. Foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, entre 1981 e 1982, em chapa ligada ao PCdoB, junto com a hoje deputada federal Lídice da Mata (PSB).
Paulo Pimenta é jornalista e técnico agrícola formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É o deputado federal mais votado do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT/RS) nas últimas quatro eleições para a Câmara Federal. Horas depois da notícia da troca, Pimenta fez posta nas redes sociais exaltando o presidente.