Lula convida premiê do Reino Unido para cúpula contra o extremismo

Brasileiro ligou para Keir Starmer na manhã desta quarta-feira (31), o cumprimentou pela vitória e convidou o premiê britânico para visita oficial ao país

da redação

Lula ao lado de Keir Starmer em Dubai, em dezembro de 2023
Lula ao lado de Keir Starmer em Dubai, em dezembro de 2023 - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou, nesta quarta-feira (31), para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A conversa, segundo o Palácio do Planalto, durou cerca de 15 minutos.

O brasileiro convidou o premiê britânico para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Lula cumprimentou o britânico pela vitória do Partido Trabalhista na eleição e o convidou para vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.

O petista ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido. 

Segundo o Planalto, Lula reforçou que conta com a presença de Starmer na Cúpula do G20, que será realizada em novembro, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo.

Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.