O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou, nesta quarta-feira (31), para o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A conversa, segundo o Palácio do Planalto, durou cerca de 15 minutos.
O brasileiro convidou o premiê britânico para participar de reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro próximo, em Nova York, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Lula cumprimentou o britânico pela vitória do Partido Trabalhista na eleição e o convidou para vir ao Brasil, que não recebe uma visita de um primeiro-ministro do Reino Unido há 15 anos.
O petista ressaltou que deseja reforçar os laços bilaterais e recordou que em 2025 serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Reino Unido.
Segundo o Planalto, Lula reforçou que conta com a presença de Starmer na Cúpula do G20, que será realizada em novembro, e enfatizou o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Lula convidou o Reino Unido a aderir à iniciativa, uma das propostas prioritárias do Brasil à frente da presidência do grupo.
Starmer confirmou o interesse do Reino Unido de trabalhar com o Brasil na área de mudança do clima, sobretudo no contexto da realização da COP 30 em Belém.