Lula conversa com premiê da Noruega sobre Fundo Amazônia e sustentabilidade

Político, por telefone, convidou Jonas Gahr Støre para visitar o Brasil

Da Redação

Lula conversa com premiê da Noruega sobre Fundo Amazônia e sustentabilidade
Lula conversa com premiê norueguês Jonas Gahr Støre
REUTERS/Ints Kalnins/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta terça-feira (11), com o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Støre. Lula o convidou para visitar o Brasil e citou a cúpula da Amazônia e a Cop 30, que será realizada em Belém.

A Noruega, que é uma das principais doadoras do Fundo Amazônia, voltou a liberar os recursos para a proteção florestal em janeiro deste ano, quando Lula assumiu a presidência do país para o terceiro mandato. 

Em comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula agradeceu a contribuição norueguesa ao Fundo Amazônia e ressaltou as excelentes relações históricas do Brasil com a Noruega.

Jonas Gahr Støre parabenizou Lula pela reeleição, reforçou o aumento dos investimentos noruegueses no Brasil, principalmente na área da sustentabilidade e exaltou a iniciativa da cúpula da Amazônia. 

“Expressou interesse em colaborar mais com o Brasil em temas como segurança alimentar e combate à fome e o manejo dos oceanos, além da tradicional agenda climática. Os dois chefes de estado combinaram de se encontrar pessoalmente assim que possível”, diz trecho do comunicado. 

Nas redes sociais, o premiê norueguês disse que fica feliz em se reconectar com Lula. “Impressionado com a liderança renovada em clima, igualdade e florestas tropicais, encorajado pelo potencial do que podemos fazer juntos. Muita coisa para acompanhar!”, publicou. 

Lula agradeceu as palavras do premiê da Noruega e comentou sobre a intenção de estruturar projetos de desenvolvimento a partir da biodiversidade amazônica, “dando oportunidade de melhoria de vida aos povos que moram na região”. 

O Planalto reforça a abertura prevista de oportunidades de investimentos em energias renováveis, “reforçando a limpeza da matriz energética brasileira e preparando o caminho para propostas concretas a serem apresentadas na COP 30, em Belém”. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais