O presidente Lula conversou, por telefone, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, líder do povo palestino, na tarde deste sábado (14), em busca de um apoio para a saída de brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Em nota, o governo afirmou que Lula, durante a conversa expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária.
“O presidente brasileiro condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e a libertação imediata de todos os reféns. Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra. Ambos reafirmaram a importância da busca por uma solução política e pela paz para a região”, disse a nota.
Conversa com presidente do Egito
Lula também conversou com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos brasileiros que estão tentando sair da Faixa de Gaza.
O presidente Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passage de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.
O presidente Lula salientou, ainda, a importância em se criar corredor humanitário para a saída dos estrangeiros que querem retornar a seus países.