O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará duas viagens oficiais para Portugal e Espanha entre os dias 21 e 26 de abril. A informação foi confirmada pelo Itamaraty nesta terça-feira (11).
Lula deve visitar Portugal entre os dias 21 e 25 de abril, conforme divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, e ainda no dia 25 embarca para Madri, na Espanha, onde vai cumprir agenda oficial. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre as viagens.
Nesta terça-feira (11), o presidente Lula embarcou para a China por volta das 07h30 desta terça-feira (11). Inicialmente, o petista iria fazer a visita oficial no final do mês de março, porém precisou remarcar a viagem após ser diagnosticado com pneumonia.
A programação, divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula tem compromissos até sexta-feira (14), nas cidades de Xangai e Pequim e onde cumprirá agenda voltada ao comércio, agricultura, tecnologia, além de assinar cerca de 20 acordos bilaterais com autoridades chinesas, incluindo o presidente Xi Jinping.
Lula também acompanhará a posse de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco do Brics”. A instituição foi criada pelas principais economias emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.