Lula recebe chefe da Comissão Europeia para tratar de acordo com Mercosul

Na reunião com Ursula von der Leyen nesta segunda-feira (12), os líderes vão reforçar possibilidades de parcerias econômicas entre Brasil e União Europeia

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Lula recebe chefe da Comissão Europeia para tratar de acordo com Mercosul
Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (12) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O encontro será no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo o Palácio do Planalto, o encontro entre os líderes se enquadra no conceito de retomada das relações do Brasil com a União Europeia e de avanço em torno de temas que ambos trataram em uma conversa por telefone em 17 de fevereiro.

Na reunião, eles vão reforçar as possibilidades de parcerias econômicas entre Brasil e União Europeia, citaram a possibilidade de consolidar o acordo Mercosul-UE, que envolve os mercados de bens, serviços, investimentos e compras governamentais das duas regiões, além do interesse mútuo de combate ao desmatamento e às consequências das mudanças climáticas.

As possibilidades de avançar nas tratativas para um potencial acordo de paz entre Ucrânia e Rússia também vão fazer parte das conversas desta segunda-feira. 

Em fevereiro, os líderes conversaram por telefone e, na ocasião, abordaram o tema do desmatamento e o acordo do Mercosul com a União Europeia (UE). 

Em publicação nas redes sociais, Ursula disse que estava ansiosa para visitar o Brasil. “Boa ligação com o presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria, notadamente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento”, disse. 

Em resposta, Lula afirmou que iria “reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor”. 

Nesses primeiros cinco meses de mandato, Lula já realizou encontros bilaterais com importantes lideranças da União Europeia, como o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o Chanceler Federal da Alemanha, Olaf Scholz.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.