O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ataque à creche Bom Pastor, em Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Um homem invadiu o local na manhã desta quarta-feira (5) e matou pelo menos quatro crianças e outras quatro feridas.
Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, um homem de 25 anos invadiu o local com uma machadinha e realizou o atentado. Na sequência, se entregou às autoridades de segurança.
“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, diz o presidente Lula.
Segundo Lula, para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, ‘“uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”.
Outras autoridades
Jorginho Mello
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias após um homem atacar uma creche particular em Blumenau e matar quatro crianças. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (5), Jorginho citou que é preciso mais diálogo e a gestão pública precisa trazer mais segurança ao ambiente escolar.
“Acabo de decretar luto oficial de três dias em Santa Catarina por essa tragédia que aconteceu em Blumenau, na creche Cantinho Bom Pastor, creche privada no bairro da Velha em Blumenau. Uma tragédia levando a vida de inocentes”, afirmou.
No discurso, ele citou que “Santa Catarina está chocada, consternada”. O ataque, para o governador, é um alerta “para todos nós, a sociedade precisa conversar mais, trazer mais a família para dentro da escola”.
Por fim, Jorginho afirmou que a gestão pública precisa trabalhar pela segurança nas escolas. “Lamentavelmente é uma dor profunda, que Deus conforte as famílias, esses anjinhos e nós como gestores públicos precisamos pensar o que podemos fazer para contribuir para aumentar a segurança em todos os aspectos”, pontuou.
Janja da Silva
“Acompanhando com muita angústia as notícias sobre o ataque a uma creche em Blumenau. Toda minha solidariedade e carinho neste momento difícil para as famílias e toda a população da cidade”, publicou a primeira-dama Janja da Silva.
Paulo Pimenta
“Triste a cultura da violência que se espalhou pelo Brasil. Desta vez, atinge a creche Bom Pastor, em Blumenau (SC). Quatro crianças foram mortas e uma outra está e em estado grave. Nossa total solidariedade às famílias e ao povo de Blumenau frente a essa monstruosidade absurda”, disse o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Márcio França
“Tristeza e angústia gigantescas com mais uma notícia trágica vinda de um ambiente que deveria ser, acima de tudo, de alegria. Meus sentimentos aos pais e familiares das crianças vítimas da atrocidade que ocorreu há pouco em Blumenau/SC. Força p/ suportar essa dor irreparável”, lamentou o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.