O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (25) de uma cerimônia de assinatura de cooperação ao lado do presidente angolano João Lourenço, no primeiro dia da visita oficial ao país africano;
Os governos brasileiro e angolano assinaram acordos de cooperação nas áreas de agricultura, processamento de dados, apoio a pequenas e médias empresas, saúde e educação.
“É um momento especial, que simboliza o retorno do Brasil à África. Começamos por um país que sempre foi nossa maior ponte com esse continente irmão”, declarou Lula. Segundo ele, o Brasil tratou, nos últimos anos, “os países africanos com indiferença” e disse que vai “corrigir esses erros”.
Lula afirmou que o Brasil e a Angola vão elaborar um plano de ação conjunta com os ministérios da Agricultura dos países. Além disso, pontuou que os governos devem criar um programa com 25 ações para promover o desenvolvimento agrícola do Vale do Cunene.
“O Vale do Cunene é parecido com o Vale do São Francisco no Brasil – uma região historicamente afetada por secas que se transformou num polo produtor de alimentos”, disse o petista.
Lula convidou o país africano para participar das reuniões do G20 ao longo da presidência brasileira à frente do grupo, que se inicia em dezembro. “Reiterei ao presidente que a relação do Brasil com Angola é uma política de Estado, que independe das circunstâncias. Vamos continuar fortalecendo a parceria no Atlântico Sul”, declarou.
Parceria estratégica
Angola é o único país do continente africano, além da África do Sul, com o qual o Brasil tem uma parceria estratégica. O acordo foi assinado em 2010, durante o segundo mandato de Lula.
Segundo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), os dois países mantêm sete projetos de cooperação em execução e os governos discutem a implementação de outros três nas áreas de saúde e educação. Além disso, projetos nas áreas de meio ambiente, geoprocessamento, geologia, saúde, energia, urbanização e segurança pública estão em estudos.
Ainda hoje, Lula faz uma visita e um pronunciamento à Assembleia Nacional de Angola. E, no fim do dia, participa do encerramento de um seminário com empresários dos dois países. O evento prevê a presença de uma delegação de cerca de 60 representantes de empresas brasileiras dos ramos de alimentos, produtos farmacêuticos, aviação e máquinas agrícolas, entre outros.
O presidente chegou ao continente africano na última segunda-feira (21). A primeira parada foi na África do Sul para a 15ª Cúpula de chefes de Estado do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Hoje e amanhã (26), ele cumpre agenda em Angola e, no domingo (27), estará em São Tomé e Príncipe para participar da conferência de chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).