O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a cidade de Belém do Pará como sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP). Lula estava ao lado do ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e com o governador do Pará, Helder Barbalho.
Lula, que participou da COP-28 nos Emirados Árabes Unidos em maio deste ano, afirmou que os líderes mundiais colocam a Amazônia como tema em todos os eventos. Segundo ele, este foi o motivo que impulsionou a aprovação.
“Uma coisa importante que convenceu as pessoas a aprovarem o estado do Pará é que eu dizia que eu já participei de COP no Egito, já participei em Paris, já participei de COP em Copenhague, e o pessoal só fala da Amazônia. Então, eu dizia, “por que não fazer uma COP no estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? ”, destacou Lula
O governador do estado, Helder Barbalho, afirmou que a ‘Amazônia está preparada para receber o planeta’ no evento que reúne líderes mundiais.
“É uma satisfação muito grande. Queria festejar o nosso país como sede do mais importante evento de mudança climática do planeta. Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e acima de tudo a responsabilidade da agenda ambiental. Trabalhando para mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta”, disse o governador.
Essa será a primeira vez que o Brasil recebe a conferência sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas. A aprovação aconteceu no último dia 18 de maio e o evento será realizado em novembro de 2025.
“As Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança no Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025”, declarou Mauro Vieira.