Notícias

Lula anuncia a indígena Joênia Wapichana para a presidência da Funai

Deputada federal vai comandar a fundação dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas

Da redação

Joênia Wapichana e Lula Ricardo Stuckert/Divulgação
Ricardo Stuckert/Divulgação

A deputada federal indígena Joênia Wapichana (Rede-RR) será a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela vai responder diretamente à nova ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajarara. O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula das Silva nas redes sociais.

"Estive com Joênia Wapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo”, disse Lula. “Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!”

Joênia foi a primeira indígena eleita deputada federal em 2018. Ela tentou a reeleição em 2022 mas não conseguiu um novo mandato. Ela pertence ao povo indígena Wapichana, a segunda maior população indígena do Estado de Roraima. Formada em direito pela Universidade Federal de Roraima, Joênia se tornou a primeira advogada indígena no Brasil a atuar pelos direitos dos povos originários.

Na quinta-feira, Lula disse que estava “feliz” por ter nomeado a primeira ministra indígena da história brasileira. “Eu falei com a Sônia Guajajara que é uma experiência nova, que todos nós temos que trabalhar para ajudar”, acrescentou o presidente eleito.

O presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, deixou o cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A portaria com a sua exoneração está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). Marcelo Xavier assumiu o comando da Funai em julho de 2019. Ele substituiu o general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que deixou o cargo em junho do mesmo ano.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais