O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na tarde desta quinta-feira (22), pelo horário de Brasília, no evento Power Our Planet, da ONG Global Citizen, na Torre Eiffel, em Paris. O petista reforçou o compromisso do Brasil com o desmatamento zero, energias renováveis, esforço para manter a “floresta em pé” e criticou a poluição do meio ambiente pelos países ricos.
No discurso, o petista reforçou que no dia em que foi empossado como presidente, em 1º de janeiro, assumiu a responsabilidade com o desmatamento zero na Amazônia até 2030. “Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que queira derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade e por isso faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”, declarou.
Nos últimos anos, a Amazônia é um dos assuntos mais comentados do mundo, declarou o presidente. “A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta Terra. Na América do Sul temos oito países amazônicos, abrigamos 400 povos indígenas que falam 300 idiomas”, pontuou.
O presidente reforça que a Amazônia representa 40% das florestas tropicais do mundo, que a região representa 6% da superfície do total do planeta e tem o rio mais caudaloso do mundo. Ele lembra que a floresta é responsável por 10% das espécies de animais e plantas do mundo.
“87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável contra uma média mundial de apenas 27%. 50% da energia que consumimos no Brasil é renovável, no resto do mundo esse valor é de 15%”, reforçou Lula.
Convite para a COP 30 e crítica aos países ricos
Ao finalizar o discurso, Lula convidou todos que “acham que a Amazônia é o pulmão do mundo” para comparecer na Conferência do Clima em 2025, a COP 30. “Iremos fazer a COP 30 no estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecerem de perto o ecossistema da floresta, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios e que possam compartilhar com o povo brasileiro a preservação das nossas florestas”, destacou.
O presidente fala em responsabilizar os países ricos para financiar os países os países em desenvolvimento porque, segundo ele, não foram os povos africanos e latino-americanos que poluíram o mundo, mas “na verdade quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução e, por isso, tem que pagar a dívida histórica que tem com o planeta”.
Convite de Chris Martin
Lula vai discursar no Power Our Planet, evento promovido pela Global Citizen, que é uma organização internacional de educação e defesa que busca acabar com a pobreza extrema, promover a justiça social e a equidade. A edição do festival será realizada na próxima quinta-feira (22), em Paris.
O convite para discursar no evento foi realizado pelo cantor britânico Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, que se encontrou com o petista na passagem do grupo pelo Brasil em março deste ano. Na reunião, integrantes da Global Citizen estavam presentes.
O festival promovido pela ONG reunirá líderes mundiais, artistas e ativistas envolvidos nas causas sociais e na crise climática; contará com shows dos cantores como Billie Eilish, H.E.R e Lenny Kravitz.
Em nota, a organização Global Citizen se diz entusiasmada com a participação de Lula. “Sua liderança na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global é fundamental para conduzir as mudanças impactantes necessárias para ajudar um mundo em crise”, diz a nota.
Show do Coldplay
Inicialmente, Lula teria afirmado que iria discursar em um show do Coldplay, mas o Band.com.br entrou em contato com a Global Citizen, que negou a informação. A banda estará em turnê na Itália no período que o festival será realizado.