A semana começa com mais confusão e longas filas na campanha de vacinação contra a Covid-19, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com autorização para vacinar pessoas entre 59 e 54 anos, além do grupo prioritário, longas filas se formaram na cidade, com aglomeração. As informações são do Marcus Sadok, da BandNews FM no BandNews TV.
Em Ibariê, muitos idosos que tentavam tomar a segunda dose da vacina, não conseguiam. Mesmo com atraso de até 30 dias.
Cerca de 1.200 doses foram aplicadas no local e muitos idosos que enfrentaram as filas tiveram que ir embora mais uma vez sem as doses. Desde o início da campanha, filas quilométricas são registradas, tanto no sistema de drive-thru quanto na vacinação pessoalmente.
No início do mês, o prefeito Washington Reis, mesmo não sendo profissional da saúde, causou polêmica ao ser flagrado em um vídeo vacinando uma pessoa. Segundo a prefeitura, tudo não passou de uma encenação. Em março, um dos postos de vacinação drive-thru teve uma fila de mais de sete quilômetros.
Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Duque de Caxias distribuiu um lote da vacina Oxford/AstraZeneca para profissionais da Educação da rede pública municipal de 55 a 59 anos de idade; Guardas Municipais; Funcionários da Limpeza Urbana; Pessoas com deficiência de qualquer idade; Pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais; Motoristas rodoviários; e Bombeiros. Todos foram incluídos no grupo prioritário de vacinação do Plano Nacional de Imunização.