A capital britânica está preparada para receber o corpo da rainha Elizabeth, que deve pousar em Londres por volta das 15h (horário de Brasília) desta terça-feira (13). A monarca sai de Edimburgo, onde recebeu homenagens dos escoceses, rumo ao Palácio de Buckingham, onde passará a noite.
Na quarta-feira (14), por volta das 10h22 (horário de Brasília), o caixão com o corpo de Elizabeth II seguirá em procissão entre o Palácio de Buckingham rumo ao Palácio de Westminster. O trajeto será de 38 minutos.
Na madrugada de hoje, soldados da realeza ensaiavam os detalhes sobre o trajeto. Outros diversos profissionais também trabalhavam no mesmo horário. São bandeiras, grades, ruas fechadas e um enorme esquema de segurança.
No dia 19, acontece o funeral com a presença de 2 mil convidados, como chefes de Estado, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, e o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos. Representantes do Belarus, Rússia e Mianmar não foram convocados.
A monarquia pediu para as autoridades não utilizarem jatos particulares nem mesmo carros privados em Londres. Haverá um ponto de encontro para que os convidados sejam levados à Abadia de Westminster.
Depois disso, o caixão será levado ao Castelo de Windsor, onde, na Catedral de Sant George, ficará ao lado do pai da rainha, o rei George, e do marido Philip, morto em abril de 2021.