Um morador de Gramado, cidade do Rio Grande do Sul onde um avião caiu na manhã deste domingo (22), disse à BandNews TV que a loja atingida pela aeronave estava fechada no momento do acidente. O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15.
Edson Reis da Silva contou ainda que a loja havia sido inaugurada há cerca de dois meses. "O cenário é de muita tristeza, muita emoção (...) Graças a Deus estava fechada, a tragédia poderia ter sido maior”, afirmou.
O morador relatou também que há um posto de combustíveis na Avenida das Hortênsias, a poucos metros do local do acidente, que “por sorte” não foi atingido.
Queda de avião em Gramado
Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) na região central da cidade de Gramado, na serra do Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h20 para atender a ocorrência.
"Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). Segundo ele, 10 pessoas estavam na aeronave. Além disso, ao menos 12 pessoas ficaram feridas e foram socorridas.
O capitão Pedro Henrique Costa Camargo disse à BandNews TV que a queda da aeronave, que havia decolado da cidade vizinha Canela, aconteceu em cima de uma loja, um hotel e uma casa, na Avenida das Hortênsias. No momento do acidente, chovia e havia bastante névoa no município.
A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou ainda que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis.
A gerente dessa loja contou à BandNews TV que foi “salva” por que se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva. Um funcionário da loja também deveria estar no local, mas igualmente se atrasou.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou que o avião quase caiu em cima de um posto de gasolina, o que podia ter aumentado as proporções da tragédia.
Testemunha relata tremor de terra
O funcionário de um restaurante na região central de Gramado (RS) relatou à BandNews TV os momentos de tensão que ele e outras testemunhas passaram no momento do acidente aéreo. De acordo com Ederson Tisian, a queda provocou um tremor no solo semelhante ao de um terremoto.
“Quando teve a explosão, tremeu tudo e nós travamos, ficamos sem saber o que fazer. Tentamos nos aproximar do local, mas ocorreu outra explosão, aí acabamos retornando. Como tinha uma viatura da Brigada Militar fazendo ronda, eles chegaram rápido e afastaram todo mundo”, disse.
As pessoas acharam que era terremoto, quem estava na rua começou a sair correndo para dentro dos estabelecimentos.
Vídeo mostra momento da queda
Um vídeo de câmera de segurança obtido pela reportagem da Band mostra o momento da queda (veja abaixo). Na imagem, ao fundo, é possível ver a explosão que aconteceu após o impacto.
Natal Luz de Gramado
Nesta época do ano, a cidade costuma receber grande quantidade de turistas devido ao evento “Natal Luz de Gramado”, em que as ruas são tomadas por decorações natalinas e programações artísticas.