Liz Truss faz primeiro discurso como premiê e destaca economia, energia e saúde

Defensora da desoneração de tributos, primeira-ministra Liz Truss promete cortar taxas como forma de atrair investimentos

Da redação com BandNews TV

No primeiro discurso como primeira-ministra do Reino Unido, nesta terça-feira (6), Liz Truss apontou três frentes de atuação que pretende priorizar no governo: economia, energia e saúde pública. Ela também defendeu a liberdade e segurança mundiais, além de criticar a investida russa contra a Ucrânia.

Defensora da desoneração de tributos, Truss informou que, inicialmente, pretende cortar taxas como forma de atrair investimentos. Segundo a premiê, um “plano ousado” para a economia será posto em prática.

“Como primeira-ministra, eu terei três prioridades. Primeiro, vou fazer o Reino Unido trabalhar de novo. Eu tenho um plano ousado para a economia, cortar as taxas e, também, de reformas. Eu vou cortar as taxas e trabalhar em investimentos”, discursou Truss em frente à sede do governo britânico, com tradução simultânea da jornalista Beatriz Ferrete, editora de internacional do BandNews TV.

Energia e saúde

Outro ponto abordado tem a ver com a situação energética do país, que sofre, assim como parte da Europa, com as consequências da guerra na Ucrânia e embargos russos de fornecer gás natural para o continente. 

“Eu vou tomar uma ação, nesta semana, para lidar com as contas de energia e garantir o nosso futuro, o fornecimento de energia para o nosso país”, prometeu a primeira-ministra.

Um dos orgulhos do Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, equivalente ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, também recebeu atenção da governante. Ela quer garantir que os britânicos tenham melhores atendimentos médicos públicos.

Empossada pela rainha

Na manhã de hoje, a rainha Elizabeth oficializou a posse de Liz Truss como primeira-ministra do Reino Unido após eleição do Partido Conservador que a escolheu para comandar o governo britânico. Pela primeira vez, a cerimônia não aconteceu no Palácio de Buckingham, em Londres, mas sim na Escócia.

A primeira-ministra é considerada até mais incisiva que Johnson em assuntos polêmicos como imigração e Brexit. Truss se inspira na ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, conhecida como “Dama de Ferro”, para governar o Reino Unido.

Atuação política e profissional de Truss

Elizabeth Truss foi secretária das Relações Exteriores do Reino Unido, nomeada em setembro de 2021. Anterior a esse posto, ela chefiou o Ministério das Mulheres e Igualdade. Eleita deputada em 2010 e com 47 anos, a nova premiê estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford.

De 2012 aos dias atuais, Truss ocupou importantes cargos no governo britânico. Ela foi subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil (2012), secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (2014-2016), além da nomeação como Lorde Chanceler e Secretária de Estado da Justiça (2016-2017). A política também foi secretária-chefe do Tesouro entre 2017 e 2019.

Casada e mãe de dois filhos, Truss também trabalhou no setor de energia e telecomunicações, além da experiência de 10 anos como gerente comercial e diretora econômica.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.