A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, que foi empossada na última terça-feira (6) pela Rainha Elizabeth II em um castelo da família real da Escócia, em seu primeiro grande pronunciamento ao Reino Unido falou sobre a morte da monarca, na tarde desta quinta-feira (8).
Truss se disse "devastada" com a notícia da morte de Elizabeth II. Numa declaração em Downing Street, a recém-eleita líder do Partido Conservador afirmou que a partida da rainha é "um grande choque para o país e para o mundo".
"Era a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída. O nosso país cresceu e floresceu sob o seu reinado. O Reino Unido é o grande país que é hoje por sua causa", disse Liz Truss.
A primeira-ministra referiu que Elizabeth II era "uma inspiração pessoal", assim como para "muitos britânicos". "A sua devoção com o dever é um exemplo para todos nós".
"No início desta semana, aos 96 anos, permaneceu determinada em continuar com os seus deveres ao nomear-me", disse.
Dentro do protocolo da Operação Ponte de Londres, o codinome do plano do governo do Reino Unido para quando a rainha morrer, Liz Truss se encontrará com o caixão da rainha na estação St. Pancras.
Mais cedo, um comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham dizia que médicos que cuidavam da monarca, que tinha 96 anos, estariam “preocupados”. A rainha ainda estaria passando por “problemas de mobilidade”.