Veja lista de exigências que Rússia fez à Ucrânia para acabar com a guerra

Invasão ordenada por Putin entrou em seu 12º dia nesta segunda

Da Redação

O governo da Rússia, liderado pelo presidente Vladimir Putin, divulgou pela primeira vez publicamente as condições apresentadas à Ucrânia para encerrar a ação militar no país, que já dura 12 dias. 

Segundo disse à agência Reuters Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, essas exigências fariam os russos interromper os ataques “em um instante”. Veja as demandas feitas ao governo de Volodymyr Zelensky:

De acordo com Peskov, os ucranianos já estavam cientes das condições e que “tudo pode ser interrompido em um momento”.

Ainda não houve uma reação imediata do lado ucraniano, informado sobre as condições nos encontros anteriores com a delegação russa em Belarus. Houve um pequeno avanço das partes para a viabilização de corredores humanitários após terceiro encontro entre os países nesta segunda-feira (7), em Belarus. Os russos haviam se comprometido a abrir caminhos de fuga em Kiev e mais três cidades: Kharkiv, Sumy e Mariupol.

O representante de Moscou garantiu ainda que não existe a exigência russa por mais territórios da Ucrânia.

"Nós realmente estamos terminando a desmilitarização da Ucrânia. Nós vamos terminar isso. Mas o principal é que a Ucrânia cesse sua ação militar. Eles deveriam parar sua ação militar e então ninguém atirará", garantiu.

Desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, estima-se mais de 1,5 milhão de ucranianos estão refugiados, com os conflitos deixando mais de 400 civis mortos.

Vídeo: ucranianos se casam mesmo após invasão russa

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais