Lira barra depoimento do Ministro Rui Costa na CPI do MST

A decisão foi publicada no Diário da Câmara dos Deputados

Da redação

Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da CPI do MST, Luciano Zucco, confirmou que a Câmara dos Deputados negou a ida do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI. O pedido havia sido feito pelo do relator do colegiado, deputado Ricardo Salles (PL-SP). A anulação da convocação foi feita pelo Presidente da Câmara, Arthur Lira. O ministro seria ouvido em sessão na tarde desta quarta-feira (9).

A decisão foi publicada no Diário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9). Lira atendeu a um recurso contra a convocação apresentado pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP).

CPI do MST (Foto: Reprodução)

Segundo Zucco, a decisão abre um precedente perigoso. “Ao negar provimento para a tomada de depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, abre-se um precedente perigosíssimo para a democracia representativa. A CPI é um instrumento das minorias parlamentares, para assegurar que o Legislativo cumpra sua função fiscalizatória sem que seja impedido ou constrangido pelos grupos políticos majoritários”, afirmou em nota. 

O deputado ainda afirmou que existe uma “pressão” do palácio do planalto sobre as bancadas da Câmara. “Estamos presenciando uma ação deliberada de pressão do Palácio do Planalto junto às bancadas, para substituir os integrantes de oposição na CPI por perfis governistas. Isso levará à alteração na correlação de forças, praticamente inviabilizando qualquer tipo de investigação”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.