Linha 15-Prata do Metrô de SP volta a operar parcialmente após colisão de trens

Acidente acvonteceu entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, por volta das 4h30, antes do início da operação comercial

Da Redação com Agência Brasil

Linha 15-Prata do Metrô de SP volta a operar parcialmente após colisão de trens
Linha 15-Prata do Metrô de SP volta a operar parcialmente após colisão de trens
Reprodução/Band

O monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo voltou a operar de maneira parcial após a colisão frontal de dois trens no início da manhã desta quarta-feira (8). Segundo a companhia, o trajeto entre as estações Vila Prudente e São Lucas, na zona leste da capital, está operando com três composições, em sistema carrossel. 

Das estações São Lucas e Vila Tolstoi, a circulação é realizada por via única, com apenas um trem. Nos demais trechos, a operação segue paralisada, informa o Metrô de São Paulo. 

Com o acidente, o Metrô acionou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para circular nos trechos de toda a extensão da Linha 15-Prata. Cerca de 40 ônibus atendem a região. 

A colisão entre as duas composições aconteceu por volta das 4h30, antes do início da operação comercial. Não houve feridos, mas um dos operadores dos trens relatou dores em um dos braços, informou o Sindicato dos Metroviários de São Paulo. 

Acidentes

Em janeiro deste ano, um deslocamento de concreto entre as estações Vila Prudente e Oratório paralisou as atividades da Linha 15 – Prata entre as estações Camilo Haddad e Vila Prudente.

Em 2020, a mesma linha ficou três meses paralisada após o rompimento de um pneu. Pedaços do objeto chegaram a cair na rua embaixo da via elevada. O acidente no monotrilho fez a fabricante canadense Bombardier recomendar o recolhimento da frota de 23 trens para inspeção. Segundo o Metrô, o problema foi causado por uma falha nos dispositivos run flat, sistema que permite que as composições continuem se movimentando mesmo com os pneus murchos ou furados.

O caso 

Dois trens da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo se chocaram no início da manhã desta quarta-feira (8) entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. No momento do acidente não havia nenhum passageiro no monotrilho, já que ainda não era horário de operação. 

Segundo o Metrô de São Paulo, o acidente aconteceu às 4h30, durante o posicionamento dos trens ao longo da extensão da linha, “de maneira leve” e nenhum funcionário ficou ferido, porém o Sindicato dos Metroviários informam que um dos operadores relatou dores no braço. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais