Notícias

Lincoln, Roosevelt, Trump: Veja lista de presidentes americanos alvos de ataques

No último sábado (13) Donald Trump foi vítima de um atentado na Pensilvânia, durante um comício

Da redação

Lincoln, Roosevelt, Trump: Veja lista de presidentes americanos alvos de ataques
Presidentes Americanos (Foto: Reprodução/Casa Branca)

A lista é longa e data desde 1865! O Estados Unidos tem um histórico de ataques a presidentes, com tragédias históricas. De Abraham Lincoln à Donald Trump, 10 presidentes americanos ou candidatos à presidência, foram alvo de algum atentado no país. 

Em 1865, Abraham Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth, um ator conhecido e simpatizante confederado, enquanto assistia a uma peça em Washington. 

Já em 1901, William McKinley foi baleado e morto em Nova York. Em 1912, foi a vez de Theodore Roosevelt ser alvo de tiros. Ele, assim como Trump estava em campanha para a Casa Branca. A bala, que permaneceu alojada em seu peito pelo resto de sua vida, foi amortecida pelas 50 páginas dobradas de seu discurso e o estojo de óculos de aço em seu bolso. 

Já em 1933 o alvo foi Franklin D. Roosevelt. Ele foi alvo de uma tentativa de assassinato em Miami, na Flórida e saiu ileso. 

Talvez o caso mais famoso de ataque à um presidente americano seja o de John F. Kennedy, em 1963. Ele foi assassinado em Dallas, Texas, por Lee Harvey Oswald, ao lado da primeira-dama. 

Já em 1968, seu irmão, Robert F. Kennedy foi baleado e morto em um hotel de Los Angeles, na Califórnia. Ele estava concorrendo à indicação democrata para a Casa Branca. 

Em 1972, George Wallace foi baleado quatro vezes em um shopping em Laurel, Maryland, e ficou paraplégico. Ele fazia campanha pela indicação democrata. 

Gerald Ford foi o alvo em 1975. Ele saiu ileso de duas tentativas de assassinato em menos de um mês. 

O popular Ronald Reagan foi baleado e gravemente ferido ao sair de um evento no hotel Hilton, em Washington, em 1981. 

Por fim, no último sábado (13) Donald Trump foi vítima de um atentado na Pensilvânia, durante um comício. Ele é o candidato Republicano na disputa das eleições em 2024 e governo o país entre 2017 e 2020.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais