Ricardo Lewandowski, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), deu um prazo para o governo federal se manifestar sobre a vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Ele quer saber se haverá inclusão dessa imunização no PNI (Plano Nacional de Imunização).
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a vacinação de crianças nessas faixas etárias, nesta quinta-feira (16). Mas depois disso o governo federal indicou que não pretende fazer essa imunização rapidamente.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que pretende esperar por um "amplo debate". E o presidente Jair Bolsonaro disse que pediu os nomes de quem fez essa aprovação, o que gerou críticas da Anvisa. O diretor-presidente da agência afirmou que todos 1,6 mil servidores participaram da decisão direta ou indiretamente. Servidores afirmaram que a declaração do presidente foi uma ameaça de retaliação.
Diante disso, o PT acionou o STF, pedindo para que o governo seja obrigado a incluir a vacinação de crianças ao PNI. Por isso Lewandowski pediu uma reposta do governo sobre o tema.