Notícias

Lesa Pátria: PF prende 5 suspeitos de envolvimento nos ataques em Brasília

Esta é mais uma fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela PF, para cumprir 8 mandados de prisão ao longo do dia

Por Édrian Santos

Lesa Pátria: PF prende 5 suspeitos de envolvimento nos ataques em Brasília
Reuters

Na sexta fase da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal (PF) já prendeu cinco pessoas suspeitas de participação, financiamento e omissão sobre os ataques criminosos em Brasília, em 8 de janeiro. A informação foi confirmada pela corporação à Band nesta terça-feira (14). Ao longo do dia, a PF cumpre 8 mandados de prisão

Os atos de 8 de janeiro foram ataques de manifestantes contrários ao resultado das eleições de 2022. Na ocasião, criminosos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das prisões, a PF cumpre mandados de busca e apreensão. Todas as ordens foram expedidas pelo STF. As operações dos agentes acontecem em Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Sergipe.

A PF indica que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente. Haverá atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais