Um novo sistema de interceptação de drones e morteiros baseado em laser, que custa centavos em comparação aos atuais, milionários, será apresentado por Israel na exposição de defesa AUSA, em Washington, na semana que vem.
O “Lite Bean” é integrado a um jipe e já foi testado em combate. Outro sistema a laser, mais poderoso, para derrubar mísseis, chamado Iron Bean, deverá entrar em operação em 2026. Os dois consomem apenas eletricidade.
O Lite Bean pode ser integrado em qualquer plataforma veicular. A Rafael Advanced Defense Systems, que produz os dois sistemas, aponta as principais vantagens do Lite Bean: “engajamento na velocidade da luz, carregador ilimitado e custo insignificante por interceptação”.
Entre as novidades da Rafael está o Drome Dome, que monitora a presença de drones hostis rapidamente, até a 3,5 quilômetros de distância, faça qualquer tempo, e, se ele se deparar com um inimigo pequeno, poderá derrubá-lo.
Mais uma novidade é o Trophy Active Protection System (APS), que protege blindados contra mísseis antitanques e morteiros.