A Defesa Civil de Minas Gerais e a Polícia Rodoviária Federal realizam neste sábado (8) a limpeza de grande quantidade de lama que atingiu a BR-040, na divisa das cidades de Brumadinho e Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os órgãos negam que tenha acontecido o rompimento de uma barragem e dizem que se tratou de um problema de drenagem na estrutura.
O local pertence à empresa Vallourec.
“A região foi afetada por uma forte chuva. Ali há uma estrutura que, de forma leiga, podemos definir como uma estrutura de contenção de água. Em decorrência da quantidade de água das chuvas direcionadas ao local, ocorreu um transbordamento”, explicou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara.
”Não há situação de risco iminente (…). Recomendamos que os motoristas evitem a área apenas porque o trânsito ficará prejudicado”, completou.
Não há informações de feridos.
Pronunciamento da Vallourec
Em comunicado enviado à imprensa, a Vallourec disse que “já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos”.
Confira a íntegra:
A Vallourec informa que não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040.
O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.
Em decorrência desse transbordamento e em conformidade com o PAEBM as sirenes foram devidamente acionadas, na manhã deste sábado (8/1), às 10h31. Como consequência, a BR 040 foi interditada de imediato, pela administradora da rodovia.
A Empresa já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos. De acordo com as apurações preliminares, não há o registro de vítimas.
Mais de 130 cidades em emergência
Continua subindo o número de municípios mineiros em situação de emergência por causa das chuvas.
No último boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta sexta-feira (7), eram 132 cidades, seis a mais do que no início desta semana. Há ainda 13.350 desalojados e mais de 3 mil desabrigados.
Na quinta (6), os municípios de Congonhas e Maria da Fé, no Sul do estado, foram atingidos, também, pelas enchentes.
Belo Horizonte está com alerta para novos temporais. O acumulado deve ser de 70 mm até este sábado (8). Em uma semana de janeiro, algumas regiões já registram 60% de toda a chuva esperada para o mês.