Rússia e Ucrânia terminam mais um dia de negociações, nesta segunda-feira, 21, sem acordo que possa definir o fim da guerra no território ucraniano. Os representantes dos dois países passaram cerca de 90 minutos em uma conversa por veideoconferência. No começo da manhã, horário de Brasília, o Kremlin falou que não houve avanços significativos.
Segundo o governo russo, a Ucrânia atrasa as conversas com propostas apontadas como “inaceitáveis”. Em relação a um possível encontro entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, Moscou exige avanços nas negociações entre as delegações.
O próprio líder ucraniano informou que está disposto a se encontrar com Putin. Porém, ressalvou que mínimas falhas podem desencadear uma terceira guerra mundial. Mykhailo Podolak, principal negociador da Ucrânia, acusou a Rússia de mentir sobre laboratórios de armas biológicas e químicas, militares neonazistas e bombardeio contra Donetsk.
Membros da União Europeia reúnem-se, hoje, para discutirem novas sanções contra a Rússia. Em Bruxelas, espera-se que os chanceleres dos países do bloco anunciam medidas relacionadas ao petróleo russo. Nesta semana, o presidente americano, Joe Biden, viaja para a Europa, também para debater a guerra.