Notícias

Kit de joias de Bolsonaro foi colocado em site de leilão, diz PF

PF constatou que o número de série do relógio anunciado no site de leilão é o mesmo número registrado no acervo privado do ex-presidente

Da Redação

Kit de joias de Bolsonaro foi colocado em site de leilão, diz PF
Reprodução/PF

A Polícia Federal encontrou em um site de leilão um dos kits recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo governo da Arabia Saudita. No documento, a PF informa que é possível acessar a página, que exibia uma fotografia do kit de joias, com informações adicionais, incluindo o valor de arrecadação de US$ 120 mil dólares. 

A PF constatou que o número de série do relógio anunciado no site de leilão é o mesmo número registrado no acervo privado do ex-presidente Jair Bolsonaro, recebido em 29 de novembro; 

“Concluindo, assim, que o conjunto de joias recebido pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem à Arábia Saudita, em outubro de 2021, foi submetido à venda, mediante leilão nos Estados Unidos da América”, informou a PF. 

O órgão entendeu que “os dados analisados demonstram que o conjunto de itens masculinos da marca Chopard contendo uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe ("masbaha") e um relógio recebido pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem a Arábia Saudita, em outubro de 2021, após ser desviado, de forma ilegal, do acervo privado do ex-presidente da República Jair Bolsonaro”. 

Operação PF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (11) a “Operação Lucas 12:2”, com o objetivo de esclarecer a atuação de associação criminosa constituída para a prática dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. 

Os alvos da operação são o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o pai dele, Lourena Cid, e o militar Osmar Crivelatti. Além deles o advogado Frederick Wassef também é um dos alvos da operação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais