O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, desembarcou na Rússia em um trem blindado para uma reunião com Vladimir Putin. Isolados pelo Ocidente, líderes devem se reunir em Vladivostok para discutir cooperação militar.
A reunião entre Kim Jong-un e Vladimir Putin deve acontecer nos próximos dias, segundo a agência estatal russa Interfax, sem divulgar mais detalhes sobre local ou horário que o encontro será realizado.
Em abril de 2019, Kim viajou para Vladivostok para se encontrar com Putin, também se deslocando por meio de um trem blindado especial, que demorou cerca de 20 horas a chegar ao porto russo banhado pelo Oceano Pacífico.
Esta será a primeira viagem de Kim ao exterior desde 2019, quando a pandemia de covid-19 levou a ditadura comunista a fechar as suas fronteiras no início de 2020.
A Coreia do Norte é um dos poucos países que apoiou abertamente a Rússia desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e Putin prometeu "expandir os laços bilaterais em todos os aspectos de uma forma planejada, reunindo esforços". Em julho, Putin também elogiou o "firme apoio" de Pyongyang.