Fortes explosões foram relatadas em Kiev, capital da Ucrânia, e Lviv, cidade próxima da Polônia, na madrugada deste sábado (16). Não há relatos de vítimas. Em Lugansk e Poltava, os ataques russos teriam provocado dois mortos e quatro feridos no total.
A Rússia teria destruído vários edifícios de uma fábrica de veículos blindados na capital ucraniana, bem como uma instalação de reparação militar em Mikolaiv, no Sul, segundo a agência Interfax, que cita uma declaração divulgada neste sábado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Nos ataques, que atingiram 16 alvos, teriam sido usadas armas de longo alcance e de alta precisão, afirmou o Ministério.
Vários militares e agentes da polícia estavam no local, pouco depois do ataque à fábrica, que provocou uma grande nuvem de fumaça, de acordo com a AFP.?
?Moscou assegurou ainda ter abatido uma aeronave ucraniana SU-25 em Kharkiv, perto da cidade de Izium.
Kiev havia deixado de ser alvo da Rússia na semana passada, quando as tropas foram realocadas para os conflitos no leste do país. Já Lviv é a cidade mais próxima da fronteira da Polônia e concentra muitos dos refugiados ucranianos.
Esses ataques recentes vieram após um importante navio russo, o Moskva, ter afundado no Mar Negro.
Números da guerra
Pelo menos 2,5 mil soldados ucranianos já foram mortos desde o início da guerra e cerca de 10 mil terão ficado feridos, segundo o Presidente Volodimir Zelenskii.
Mais de 1,9 mil civis já foram mortos desde o início da invasão russa, segundo os números mais recentes da ONU. Destes 1,9 mil, 162 eram crianças. A agência regista ainda 2.651 civis feridos, entre os quais 256 crianças.
Estes números serão na realidade "muito maiores”, alerta a ONU.