A juíza federal Jaiza Fraxe determinou nesta terça-feira (26) que o governo do Amazonas, via Fundação de Vigilância em Saúde, suspenda a entrega das 132.500 doses da vacina da Oxford/Astrazenca contra Covid-19.
Mais tarde, após nova recomendação feita em despacho da 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal, emitido no início da noite desta terça, determinou que a distribuição da vacina para os municípios do interior do Amazonas deve continuar sendo realizada. Contudo, reafirmou que a distribuição para Manaus do lote de vacina contra Covid-19, referente às doses da Astrazeneca, só poderá ser retomada após o município apresentar plano conforme diretrizes e regras nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a juíza, que assina o documento, os prefeitos foram alertados quanto à necessidade de lisura, transparência e moralidade na campanha de vacinação.
Em Manaus, a aplicação das doses será retomada assim que a Secretaria Municipal de Saúde realizar um plano de vacinação, nos padrões do Plano Nacional de Imunização, diz a decisão.
A média de mortes por covid-19 mais que dobrou no Amazonas. Foi de 62, na primeira onda, para 132 na última semana.
Por isso, Manaus começou a reabrir vagas de enfermaria em hospitais de campanha para tentar diminuir a lotação na rede pública.