Justiça dos EUA deve julgar sentença contra Trump nesta semana

Republicano é acusado de comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha presidencial de 2016

Da redação

Donald Trump é o primeiro presidente condenado dos EUA
REUTERS/Marco Bello

A Justiça dos Estados Unidos deve julgar esta semana a condenação de Donald Trump, presidente eleito do país, por acusações da compra de silêncio da atriz pornô Stormy Daniels. O juiz do caso, Juan Merchan, disse que irá tomar a decisão até terça-feira (12). 

Segundo a agência de notícias Reuters, além de condenar ou anular o processo contra Trump, Merchan ainda deve decidir se vai prosseguir com a sentença do presidente eleito em 26 de novembro, conforme agendado anteriormente. 

A sessão aconteceria em 18 de setembro, mas foi remarcada para novembro para que não interferisse no resultado das eleições presidenciais americanas, que aconteceram na última terça-feira (5). 

Em entrevista à Reuters, especialistas jurídicos disseram que acham improvável que a sentença aconteça antes da posse de Trump em 20 de janeiro.

Relembre o caso

Trump foi condenado por uma fraude durante a campanha eleitoral de 2016, quando venceu as eleições americanas. O republicano foi acusado de usar o dinheiro de campanha para pagar US$ 130 mil ao advogado dele, Michael Cohen, para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels. 

Segundo as acusações, a mulher recebeu o dinheiro para não revelar um suposto caso que teria tido com Trump, uma vez que se o caso fosse a público poderia atrapalhar a campanha eleitoral. 

Primeiro presidente condenado dos EUA

Donald Trump se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos condenado por um crime. Em maio deste ano, a justiça americana condenou-o culpado em todas as 34 acusações do caso de Daniels

O presidente eleito negou ter infringido qualquer direito, mas a decisão cabe à Suprema Corte do país. Ele pode ser condenado à sentença máxima de quatro anos de prisão, receber uma multa ou passar por liberdade condicional, mas não impede o republicano de assumir a presidência dos Estados Unidos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.