O autor do ataque em uma creche em Blumenau, Santa Catarina, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva nesta quinta-feira (6). O homem de 25 anos matou quatro crianças e feriu outras quatro na quarta (5) e se entregou para a Polícia Civil no mesmo dia.
A decisão do juiz plantonista ocorreu após uma audiência de custódia, ouvindo as manifestações do Ministério Público e da defesa do réu, representada pela Defensoria Pública. O juiz considerou que a prisão se justifica pela necessidade da manutenção da “ordem pública e da reta aplicação da lei penal”.
Não houve interrogatório acerca dos fatos. A finalidade da audiência teve a finalidade de investigar as condições do flagrante e verificado se o preso teve respeitado os direitos de integridade física e acesso a informação, como ligação para advogado e para a família. Não houve questionamentos sobre os fatos que o levaram à prisão ou oitiva das partes.
Sob sigilo, por conta da presença de menores nos autos, o processo tramitará na 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.
Ataque em Blumenau
Uma creche foi alvo de um atentado na manhã desta quarta-feira (5), na cidade de Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar, quatro crianças morreram, entre elas três meninos e uma menina com idades de 5 a 7 anos. Outras quatro ficaram feridas e foram conduzidas ao hospital.
O caso aconteceu na Rua dos Caçadores, no bairro Velha, em uma unidade de ensino particular. Em nota, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, diz que recebeu a notícia com enorme tristeza e lamenta a morte das vítimas:
“Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”.