Nascido em Sabará, em Minas Gerais, José Paulo Sepúlveda Pertence se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e tomou posse como ministro do STF em 1989. Ele se aposentou do cargo em 2007.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que o “Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia”. Luís Roberto Barroso afirmou que Sepúlveda influenciou gerações de juristas brasileiros. Gilmar Mendes destacou sua luta na reconstrução da democracia.
Veja a repercussão abaixo
Luís Roberto Barroso
“É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, disse.
Gilmar Mendes
“Sepúlveda Pertence, foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, disse.
Alexandre de Moraes
“O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, disse.
Lula
José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos.
Tive o privilégio de ter em Sepúlveda um amigo e também um grande advogado.
Neste momento de perda, meus sentimentos aos seus familiares, em especial aos seus filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Dilma Rousseff
“É com imenso pesar que recebo a notícia da morte de José Paulo Sepulveda Pertence. O mundo jurídico e político deve muito a este mineiro de Sabará, que se tornou um dos mais importantes juristas do Brasil.”
Arthur Lira
Sepúlveda Pertence deixa um legado incontestável na vida jurídica do país. Por onde passou - na banca, na PGR e tribunais superiores - sua atuação foi impecável na defesa dos direitos do cidadão. Atuava de acordo com os autos, imune a pressões. Meus sentimentos à família e aos amigos.
Rodrigo Pacheco
“Com a morte do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, o Brasil perdeu uma das mentes mais brilhantes que passaram pelo Judiciário. Mineiro de Sabará, engrandeceu como poucos a magistratura em razão da carreira marcada pela integridade e defesa intransigente da nossa democracia.”
Augusto Aras
“É com grande pesar que recebo a notícia do passamento do admirável José Paulo Sepulveda Pertence. Um dos maiores homens públicos deste país. Estadista, jurista e defensor da liberdades públicas, suas brilhantes realizações influenciaram gerações, tendo fundado o MPF de 1988.”
Ibaneis Rocha
“O Brasil perde um de seus melhores homens públicos com a morte do ex-Ministro Sepúlveda Pertence. Jurista brilhante, influenciou gerações com seu conhecimento e inspirou todos os brasileiros com sua postura íntegra e de amor ao país.”
Fabiano Contarato
Sepúlveda Pertence nos deixou esta madrugada. Foi grande por onde passou, tanto como ministro do STF quanto como procurador-geral da República. Jurista consagrado, vai deixar saudades. Mas fica o legado construído até aqui. Meus sentimentos e o meu carinho à família.
Kim Kataguiri
“Recebo com pesar a notícia da morte do ministro Sepúlveda Pertence, um dos maiores juristas da nossa geração. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia.”
Paulo Teixeira
“Quero prestar minhas homenagens à vida do ministro Sepulveda Pertence! Um brasileiro gigante que brilhou por onde passou! Meus sentimentos a toda sua família!”
Tarso Genro
“Faleceu o Ministro Sepúlveda Pertence, grande jurista, grande democrata e mestre de gerações. Figura exponencial na construção do Brasil democrático da Constituição de 88. Que descanse em paz!”
Rui Costa
“Com profundo pesar, recebi a notícia da morte do ex-ministro e presidente do STF, Sepúlveda Pertence. Um dos maiores juristas brasileiros, ele deixa um legado marcado pela ética e a defesa incansável dos princípios democráticos. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”
Randolfe Rodrigues
“Perdemos hoje um de nossos mais brilhantes juristas. Sepúlveda Pertence foi exímio defensor das leis e da Constituição, e atuou corajosamente na reconstrução democrática e no combate à ditadura em nosso país. Deixo meu abraço a todos os seus familiares”, disse em rede social.