Os quatro dias de festa pelo Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, que aconteceram entre 02 e 05 de junho, são a prova da popularidade da monarca britânica. Milhares de pessoas foram às ruas no Reino Unido celebrar seus 70 anos de reinado.
Aos 96 anos, ela ainda desperta muita simpatia e curiosidade, tanto de seus “súditos” britânicos quanto da comunidade internacional. Aqui, listamos algumas curiosidades sobre a vida da rainha:
Conforto para os pés reais
Ela, que detém o recorde de rainha a governar por mais tempo na Grã-Bretanha, tem empregados que amaciam os seus sapatos. Com o tanto de compromissos reais em sua agenda, os empregados fazem o possível para garantir o conforto da rainha, que tem que ficar muito tempo em pé ou andar demais num mesmo dia.
Estes empregados, que calçam o mesmo número dela, usam seus sapatos novos até que eles estejam confortáveis o bastante para não machucar os pés da rainha durante os seus compromissos.
Corgis, corgis e mais corgis
A rainha Elizabeth ama animais! E os corgis têm um lugar especial em seu coração. Ela já teve mais de trinta. Esta raça de cachorro já ficou tão ligada à imagem dela que chegou a fazer parte de um vídeo-paródia em que a rainha contracena com o 007 James Bond, interpretado por Daniel Craig, para a abertura da Olimpíada de Londres, em 2012.
A primeira cachorrinha desta raça que Elizabeth teve se chamava Susan e ela chegou a acompanhar a rainha em sua lua-de-mel com o príncipe Philip.
Imagem é tudo
Há algumas tradições da família real britânica que começaram com a rainha Elizabeth. Viajar com uma troca de roupa preta é uma delas. Elizabeth passou por uma saia justa quando soube da morte do pai, o rei George VI. Ela e Philip estavam viajando pelo Quênia e tiveram que voltar às pressas para Londres para o funeral.
Na volta, ela não pode desembarcar imediatamente porque não tinha nenhuma roupa preta para vestir. Temendo parecer desrespeitosa, ela aguardou um funcionário do palácio levar um vestido preto para se trocar ainda dentro do avião.
Quando ela já estava de preto, pode desembarcar e demonstrar o seu luto pela perda de seu pai e de seu rei.
Um intruso no quarto real
Uma das histórias mais famosas sobre a rainha tem mais de uma versão. É sobre o dia em que acordou com um intruso dentro do seu quarto, no Palácio de Buckingham.
Era julho de 1982, e Elizabeth deu de cara com Michael Fagan, um decorador desempregado de 33 anos, que estaria sentado em sua cama a observando enquanto ela dormia.
A versão mais famosa do ocorrido diz que, embora assustada, ela teria conversado com Fagan durante vários minutos antes de conseguir pedir ajuda. Eles teriam discutido por cerca de dez minutos sobre a economia do Reino Unido, que naquela época estava sob a mão pesada da "dama de ferro" Margaret Thatcher. Inclusive, esta versão foi usada no roteiro da série sobre a família real britânica da Netflix, The Crown.
No entanto, durante uma entrevista mais recente, Fagan contestou essa versão e disse que, ao vê-lo, Elizabeth saiu correndo descalça para pedir ajuda.
Logo após o ocorrido descobriu-se que aquela não era a primeira vez que Fagan tinha invadido o palácio. Ele se valeu de uma série de erros de segurança em Buckingham, o que incluia uma janela aberta, para entrar no palácio no mês anterior, em junho de 1982.
Nesta primeira invasão, ele chegou a comer biscoitos e queijos e teria bebido meia garrafa de vinho branco. Ele chegou a ser visto por uma empregada, que alertou os seguranças. Mas ele logo deu um perdido nela e os guardas pensaram que a empregada tinha se enganado. Nesta ocasião, ele deixou o palácio sem problemas.
Fagan chegou a ser detido durante a sua segunda "visita" ao palácio, mas como invadir o quarto da rainha não era um crime previsto em lei, a solução foi acusá-lo pelo roubo do vinho. A acusação, no entanto, foi retirada quando ele foi admitido em um hospital psiquiátrico, onde ficou por alguns meses.
Uma jovem rainha
Elizabeth Alexandra Mary tinha 25 anos quando virou a rainha Elizabeth II, o que aconteceu com a morte de seu pai em fevereiro de 1952. A coroação se deu alguns meses depois, em 2 de junho daquele ano.
É esta data que os britânicos estão comemorado desde a última quinta-feira (2). As celebrações vão até este domingo e autoridades e artistas participam das dezenas de eventos programadas no Reino Unido.
A rainha marcou presença no primeiro dia de festa, mas se ausentou dos segundo e terceiro dias alegando problema de mobilidade.
Veja fotos da celebração do Jubileu da Rainha: