Segundo investigações preliminares, Gabriel participava de uma confraternização com amigos em um apartamento localizado no centro da cidade. Durante o encontro, ele se apoiou em uma mureta de madeira na sacada, que acabou cedendo. O jovem caiu do quinto andar sobre uma grade de ferro no térreo, o que teria provocado sua morte. As informações são do G1.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Brigada Militar foram acionados por volta das 3h da manhã e constataram o óbito no local. A Polícia Civil considera o caso como um acidente, mas informou que vai aprofundar a investigação para esclarecer as circunstâncias da queda e avaliar as condições estruturais da mureta, ainda segundo o G1.
Gabriel Scapin era engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e morava com o irmão na mesma cidade onde concluiu sua graduação.
O velório e o sepultamento estavam previstos para a manhã deste domingo, 15, em Frederico Westphalen, sua cidade natal, localizada no interior do RS.