Jornow: Guerra na Ucrânia completa 1 ano sem perspectiva de chegar ao fim

Assista o Jornow nas redes sociais da Band

Por Andrey Mattos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um discurso para a população ucraniana nesta sexta-feira 24 de fevereiro, dia que completa um ano da invasão da Rússia em Kiev.

No discurso, o líder do país europeu disse que “foi um ano de resiliência, de cuidado, bravura, dor, esperança, resistência e união”. Ele também disse que o 24 de fevereiro de 2022 foi o dia mais longo e mais difícil da história moderna de Kiev.

A Rússia, uma das maiores potências militares do planeta, não conseguiu subjugar a Ucrânia em poucos dias como acreditava ser possível. E a Ucrânia, com o apoio dos países da Otan, em especial dos Estados Unidos, infligiu derrotas importantes à Rússia e ao longo do ano recuperou parte dos territórios que havia perdido no início da guerra.

Um ano depois, pouca gente sabe como e quando tudo isso irá terminar.

Garimpeiros atacam agentes do Ibama

Ontem um grupo de garimpeiros armados rompeu o bloqueio de fiscalização e abriram fogo contra agentes do Ibama. Os invasores desciam o rio Uraricoera em sete "voadeiras" de 12 metros, carregadas com cassiterita, material utilizado para a produção de plástico, tintas e fungicidas. 

O carregamento de minério foi roubado de uma terra indígena e identificado por drones operados pelo Ibama. Ao chegarem na barreira eles atacaram os agentes e conseguiram fugir.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.