Jornal diz que George Santos participou de esquema de pirâmide financeira

The Wall Street Journal divulgou que o deputado teria convencido pelo menos uma pessoa a fazer investimento de seis dígitos em empresa com sede na Flórida

Da redação

George Santos
REUTERS/Jonathan Ernst

George Santos, deputado republicano eleito para a Câmara dos Estados Unidos e filho de brasileiros, teria convencido pelo menos uma pessoa a fazer investimento de valor de seis dígitos em uma empresa com sede na Flórida. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários do país, é um esquema de pirâmide financeira. A informação foi divulgada neste sábado (14) pelo jornal americano The Wall Street Journal

Santos foi contratado em 2020 para levantar capital para a empresa Harbour City Capital, e conseguiu pelo menos um investimento significativo de um investidor rico. Porém, quando o investimento falhou em entregar os retornos prometidos, ele tentou tranquilizar o investidor ao dizer que havia levantado pessoalmente quase US$ 100 milhões e investido o dinheiro de sua própria família.

A Harbor City disse em um comunicado à imprensa de 2020 que George Santos atuou como diretor regional de seu escritório na cidade de Nova York e iria representar a empresa em escritórios familiares nacionais e internacionais, investidores institucionais e clientela de alto patrimônio líquido.

Segundo o The Wall Street Journal, Santos não divulgou nenhuma receita da empresa Harbor City nos formulários de divulgação financeira que os candidatos federais são obrigados a preencher quando concorrem a um cargo.

Polêmicas 

O republicano George Santos, recém eleito para a Câmara dos Representantes, está sendo pressionado a renunciar ao cargo desde que surgiu a informação de que ele teria mentido no currículo. No final de dezembro ele admitiu as mentiras durante entrevista ao jornal americano New York Post. 

O histórico acadêmico de George Santos foi questionado no início de dezembro, após o jornal New York Times divulgar suspeitas sobre o local onde o deputado cursou a faculdade e antigos trabalhos em empresas importantes do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.

Na última quarta-feira (11), o partido Republicano pediu a renúncia imediata de George Santos por meio de um requerimento durante pronunciamento do presidente do comitê republicano do condado de Nassau, Joseph Cairo. Ele afirma que as mentiras de Santos foram longe demais e envergonharam a Câmara dos Representantes. O pedido ocorreu após dois deputados democratas de Nova York apresentarem na terça-feira (10) uma queixa contra Santos no Comitê de Ética. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.