Ele é o nosso companheiro. O celular está sempre com a gente. Só que tem hora que nem ele aguenta...ainda mais com esse calorão.
O que fazer quando o celular superaquece? O Professor de Engenharia Elétrica Bruno Lima explica o motivo dos aparelhos terem esse comportamento.
“Todo componente eletroeletrônico, seja qual for, ele aquece. Esse aquecimento ocorre pela passagem de corrente, pela transmissão da corrente elétrica pelos dispositivos. Hoje, os componentes eletrônicos, como celular, têm um desempenho de processamento muito elevado. A gente usa muitos aplicativos, a gente está conectado no 4G, no wi-fi o tempo inteiro. Quanto mais usar o celular, quanto mais eu usar aplicativos, maior a corrente vai ser necessária para a execução dessas operações e ele vai esquentar”, contou.
É claro que superaquecimento pode provocar danos ao aparelho. Afetar o desempenho e reduzir a vida útil. Por isso tem dicas para seguir.
“A forma de evitar é não trabalhar com muitas janelas, com muito processamento simultâneo. Tem gente que abre 90, 100 janelas lá e vai deixando aberta e vai trabalhando com essas coisas em paralelo. Se você não está usando um determinado aplicativo, uma determinada ferramenta, é bom desligar. É bom fechar”, diz o professor.
Outro cuidado importante é na hora de carregar o celular. É hora de mudar os hábitos. Evitar carregadores que não são originais e não colocar o celular em superfícies que podem pegar e fogo.
E deixa-lo quietinho enquanto carrega. Nada de ficar mexendo com ele ligado na tomada.