Quem foi Henry Kissinger, ex-Secretário de Estado Americano e diplomata polêmico

Henry Kissinger tinha completado 100 anos em maio. Ele morreu no estado de Connecticut. A causa não foi revelada

Da redação, com Cynthia Martins

Henry Kissinger, diplomata norte-americano vencedor do Prêmio Nobel da Paz, morreu na quarta-feira (29), aos 100 anos.

Considerado um dos grandes estrategistas da política externa, Henry Kissinger ganhou reconhecimento mundial nos anos 70 como secretário de estado e conselheiro de segurança nacional dos estados unidos nos governos de Richard Nixon e Gerald Ford. 

Kissinger nasceu na Alemanha em 1923 e se mudou para os estados unidos com sua família em 1938, pouco antes da campanha nazista para exterminar os judeus.

Ele se naturalizou americano e serviu o exército na segunda guerra mundial.

Ao assumir posições relevantes na Casa Branca nos anos setenta, Kissinger começou a colocar em prática suas habilidades geopolíticas. Foi responsável por reaproximar os estados unidos da china, iniciando a abertura diplomática do país asiático para o mundo. 

Controverso, também teve papel central quando Washington apoiava ativamente as ditaduras militares na América do Sul entre os anos 60 e 70. Ganhou ainda o Prêmio Nobel da paz de 1973 por negociar um cessar-fogo na guerra do Vietnã.  

Henry Kissinger tinha completado 100 anos em maio. Ele morreu no estado de Connecticut. A causa não foi revelada.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.