Quase 1000 ônibus irregulares foram apreendidos no Brasil em 2023

Só entre janeiro e o começo do mês de agosto deste ano, a ANTT já realizou 60 operações, em todo o país

Fábio Melo

O transporte interestadual de passageiros só deve ser realizado por empresas habilitadas. E para conseguir essa liberação, é preciso seguir uma série de regras.

“Todas essas agencias fazem uma série de exigências relativas à segurança e a regularidade dos profissionais que trabalham nessas empresas para então credenciar”, explicou Letícia Pineschi, conselheira da ABRATI.

A falta do tacógrafo, que mede a velocidade e a distância percorrida pelo veículo é uma das irregularidades observadas no ônibus que conduzia os torcedores do Corinthians.

Na madrugada de domingo, o coletivo perdeu os freios durante a descida da serra de igarapé, na rodovia Fernão Dias. Ele também não tinha autorização para fazer o transporte interestadual de passageiros.

Só entre janeiro e o começo do mês de agosto deste ano, a ANTT já realizou 60 operações, em todo o país, para combater o transporte clandestino de passageiros. Foram quase mil veículos apreendidos e cerca de 7.400 autuações aplicadas. 

As péssimas condições destes veículos colocam em risco as vidas de quem embarca nessa furada.

"No caso do turismo, do fretamento de uma viagem que não é de linha, que não sai do terminal rodoviário, a empresa é obrigada a solicitar a licença de viagem. Nessa licença de viagem a gente vai ter uma lista de passageiros e seu nome deve estar nesta lista de passageiros, senão há algo errado e pode configurar o transporte clandestino", disse Felipe Ricardo Freitas, superintendente de fiscalização da ANTT.

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