Novos ataques do Irã atingem alvos no Paquistão

O ataque aéreo matou pelo menos duas crianças durante o bombardeio

Eduardo Barão

Na madrugada da última quarta-feira (17), um ataque aéreo do Irã matou pelo menos duas crianças durante os bombardeios, segundo o Governo Paquistanês. O ministério de Relações Internacionais do país disse que o atentado é inaceitável e pode trazer sérias consequências.

Esse foi o terceiro ataque com mísseis realizado pelo Irã nesta semana. Os outros dois foram na Síria e também no Iraque. Teerã afirmou que tinha como alvo terroristas iranianos em solo paquistanês e que respeita a soberania do país vizinho.

No Mar Vermelho, os Estados Unidos capturaram mísseis que estavam sendo levados para os Houthis, grupo aliado do Irã no Iêmen. O governo americano anunciou que colocou o Houthis na lista de grupos terroristas internacionais.

Os confrontos no Mar Vermelho já ameaçam a entrega de ajuda humanitária no Iêmen. Empresas de seguro estão evitando cobrir navios dos Estados Unidos, Reino Unido e Israel devido aos riscos de guerra.

Os Estados Unidos têm mais um problema no Mar Vermelho: o desaparecimento de dois militares de elite da Marinha americana. Eles participavam de uma operação para capturar armas do Irã que estavam sendo levadas aos Houthis. Os militares caíram na água na Costa da Somália e a Marinha faz buscas para localizar a dupla.

Embora os ataques no Oriente Médio aconteçam entre agentes diferentes, todos têm uma interligação. Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, o ministro de relações iraniano disse que a crise na região chegaria ao fim se houvesse o fim da invasão israelense em Gaza.

Mais notícias

Carregar mais