Mitre: a histórica visita de Jimmy Carter ao Brasil sob o regime militar

Fernando Mitre relembra a histórica visita do presidente Jimmy Carter, em 1978, quando a realidade brasileira produziu ruído nas relações de Washington com o regime do AI-5

"Aqui e agora, nós podemos ser presos e sem nenhuma garantia de defesa”. Essa era a realidade escancarada daquele Brasil sem habeas corpus, em março de 1978, mas a frase que saiu da boca do presidente da OAB, num encontro com o presidente dos Estados Unidos, em Brasília, teve um peso especial.

Aquele encontro ajudou a produzir um ruído definitivo nas relações de Washington com o regime do AI-5. Ainda me lembro do trabalho, na redação do Jornal da Tarde, de edição da reportagem, que incluía, além de Raymundo Faoro, outros convidados, como Dom Paulo Evaristo Arns e o diretor do Estadão, Júlio Mesquita, que também fizeram seus relatos ouvidos por Carter sobre a situação brasileira, em pleno período Geisel.

Jimmy Carter, que não resistiu mais a vida aos 100 anos, foi presidente de um mandato só, com inflação a beirar os 10%, corroendo o poder de compra dos americanos. Foi derrotado por Ronald Reagan, inclusive num debate na TV que selou sua fraca performance.

Por outro lado, é lembrado por sua política externa e como um defensor da bandeira das liberdades e dos direitos, que mexeu com vários países, inclusive o nosso, em episódios como esse, que ficou na nossa história.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.